domingo, 25 de março de 2007

A Era Vitoriana

No início do reinado da rainha Vitória (que vai de 1837 até 1901), prevalece um extremo recato feminino com mangas coladas, crenolina e pesadas vestes. As mulheres usavam muitas roupas e acessórios: vários corpetes, três ou mais anáguas, vestidos com, as vezes, 20 metros de lã e cheio de adornos, saia de armação, mais um pesado xale (quando saía de casa) e uma grande touca ou chapéu totalmente decorados. Todo esse conjunto poderia chegar a 15 quilos.


Outro acessório que não podia ser deixado de lado na época era o espartilho. Consistia em uma armação de arame, madeira e barbatanas de baleia revestida de tecido que tinha cordões na frente e atrás e era colocado no tronco das mulheres. Sua função era levantar os seios para fazê-los parecerem maiores, empurrar o quadril para trás e pressionar a barriga para dentro. O uso desse artefato dificultava a respiração, fazia mal à coluna, deformava os órgãos internos, tornava difícil se sentar ou subir escadas e podia levar até ao aborto. Mas, como deixava o corpo da mulher semelhante a um violão, era usado pela maioria, inclusive crianças a partir de 3 ou 4 anos.




Toda essa pesada vestimenta mais o espartilho, conferiam as mulheres um aspecto frágil, vulnerável, algo entre criança e anjo (inocentes, tímidas, sensíveis...). E esse era o visual apreciado na época: mulheres com cabelos cacheados, pequenas, ombros caídos, boca pequenina, etc. Enfim, uma mulher ser cheia de vida, saudável não era algo muito apreciado na época, ao contrário o ideal era ser o mais apática e fraca possível.



Depois disso, a rainha Vitória se casou, o que representou o auge da valorização da moral na Inglaterra. Mas, em seguida, seu esposo morre, deixando - lhe de luto pelo resto da vida. Com o luto de sua rainha, os britânicos e americanos se vestiram de preto, em um luto extremo e elaborado. Enfim, o preto se popularizou entre mulheres e crianças que ficavam anos de luto por seus parentes. Nessa época, os decotes também subiram.



Pois bem, a era vitoriana acaba assim com cores escuras numa forma de todos ficarem de luto junto com sua rainha. Isso só acaba com o início da La Belle Époque.

Quarto tópico ---> La Belle Époque

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a matéria!! Muito bem escrita *-* as informações me ajudaram mto!