domingo, 25 de março de 2007

Império

Esse foi o período inicial do século XIX correspondendo ao período em que Napoleão I foi o Imperador da França (1804 - 1815). Acontece que as transformações no vestuário que consolidaram os trajes durante império, se iniciaram a partir do término da Revolução Francesa, motivo pelo qual irei citá-las.

Depois da Revolução Francesa, as pessoas preferiam muito mais roupas confortáveis do que estravagantes e ostensivas, parando de usar muitos bordados, perucas, penteados trabalhosos, corpetes ...E houve também uma certa influência dos campos ingleses na moda, principalmente, a masculina. Sendo assim, passou a fazer parte do guarda-roupa dos homens casacos de caça, botas, golas altas e lenços amarrados no pescoço.

Até o período do império napoleônico, a moda masculina não sofreu grandes mudanças, continuando a ser influenciada pelos ingleses cuja alfaiataria estava em ascensão. O que vai marcar é o uso de calças de casemira principalmente que molda o corpo de seu usuário.


As mulheres também adotaram uma certa simplicidade, usando vestidos de tecidos leves (como o mousseline e a cambraia) semelhantes à camisolas de cintura alta e normalmente na cor branca.

Durante o Consulado e Diretório franceses houve uma certa incorporação de valores gregos e romanos, o que acabou garantindo às roupas femininas um toque clássico, além do conforto no império. Napoleão também influenciou muito a confecção das roupas francesas. Por querer desenvolver a indústria têxtil francesa, proibiu a compra de mousseline e algodão da Índia e a repetição de roupas pelas damas da corte. Houve também o surgimento de um acessório muito usado durante a era das revoluções: o xale.

Enfim, resumindo durante o Império, ou melhor, a partir da Revolução Francesa, houve uma rejeição por parte da população ao Antigo Regime que se propagou à moda, de forma que todas as tendências dessa época foram deixadas de lado.

Referência --->http://modamodamoda.zip.net/

Segundo tópico ---> Romantismo

Nenhum comentário: