domingo, 25 de março de 2007

La Belle Époque







Tradução: A Bela Época (foi do final do século XIX até 1910)








Passou-se a se valorizar muito as curvas do corpo feminino e nunca a cintura fora tão afunilada. O ideal feminino era ter 40 cm de cintura e, para isso, as mulheres recorriam a cirurgias por meio das quais pudessem tirar as costelas flutuantes e deformar mais ainda seus corpos com o uso do espartilho.







Durante esse período, o corpo feminino também passou a ser muito coberto por tecidos. Todas as partes do corpo ficavam ocultas exceto as mãos e as faces, isso se não fossem usadas luvas. Usavam-se golas altas cobrindo o pescoço, saias em forma de sino com as quais as mulheres não conseguiam andar se não dessem pequenos passos, botas para evitar o indecoroso aparecimento de suas canelas e adornos de chapéus como flores enfeitando coques fofos.




Outra novidade, foi a masculinização do visual feminino para que as mulheres pudessem andar de bicicleta ou a cavalo mais confortavelmente, usando um traje mais esportido. Surgiram assim, uma espécie de saia-calção bufante e, mais tarde, com a incorporação dessas roupas ao dia-a-dia, o tailleur (terninho feminino). este último foi adotado pelas mulheres que viviam nas cidades.







Começou também a se tomar banho de mar como forma de lazer, o que antes tinha funções terapeuticas. Mas a roupa que usavam era muito diferente da atual: era de malha (normalmente em fios de lã) e cobria os troncos e ia até os joelhos, além de se entrar no mar de meias e de sapatos.

Na alta- costura, surgiram nomes como Worth, Jacques Doucet e John Redfert.

A moda masculina não teve mudanças significativas como a feminina.

Bom, em relação às roupas, é isso. Espero que eu tenha sido bem clara ao descrever o que e como tudo era usado e como isso pode ser considerado uma forma de expressar o sentimento de um grupo de pessoas ou de toda sociedade (por exemplo, os românticos tinham uma maneira própria que os diferenciava dos demais, enquanto , na inglaterra, todos ficaram de luto com as rainha...). Pra quem achou cafona as roupas que eu mostrei, cabe dizer que aquela época era muito diferente da que vivemos. E para quem, como eu, achou um absurdo a forma como as mulheres deformavam seu próprio corpo por um ideal de beleza (que, hoje em dia, está totalmente "fora de moda"), vale pensar que atualmente apesar de os objetivos serem outros os meios para se chegar lá também são bem drásticos (como cirurgias plásticas e distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, etc).

7 comentários:

Silvana Schuler Pineda disse...

Tá ótimo! Parabéns! Conseguiste contextualizar muito bem! A moda está muito bem relacionada ao contexto do século XIX.
Até amanhã!

Marina disse...

Bherens

Teu blog tá tri legal!!!!

Bjos

produção de texto 1°ano B Caje disse...

Parabéns pelo blog, e obrigado me ajudou com minha pesquisa.

matthardy disse...

Paulinha!!
Tah de parabéééns!!!!
vc foi a salvação do meu trabalho xD

mas teu blog tah de parabeéééns

Juliana Calvelli disse...

adorei o post *-*

vc salvou o meu trabalho (:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabens pelo blog!! Me ajudou muito! *-* dá uma passadinha no meu pra ver se você gosta! se você quiser é claro! Aqui ó : http://bringmekatyperry.blogspot.com/